Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

NEGOCIAÇÃO SOBRE A MP 905 CONTINUA NO DIA 10

Ícone Calendário05/12/2019
NEGOCIAÇÃO SOBRE A MP 905 CONTINUA NO DIA 10

 

 

O Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir com a Federação dos Bancos (Fenaban) na próxima terça-feira, 10 de dezembro, em São Paulo. O encontro está marcado para às 9h e tem como ponto central a continuidade das negociações sobre o acordo que anula os efeitos da Medida Provisória 905/2019 na categoria.

A negociação de um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários começou no dia 26 de novembro e após quase 10 horas de discussão, o Comando garantiu a manutenção da jornada de segunda a sexta-feira, que não haverá aumento de jornada e que a PLR continuará sendo negociada com os sindicatos, assim como a abertura das agências aos sábados.

Agora a negociação continua para acertar a vigência e a assinatura do acordo aditivo. Até a assinatura do documento os efeitos da MP continuam suspensos.

MP 905/2019

Editada pelo governo Bolsonaro no dia 11 de novembro, a Medida Provisória 905/2019 institui o programa Verde Amarelo, que teoricamente incentiva a criação de empregos para os mais jovens. Mas, como já virou costume, o governo inseriu no texto também a alteração de vários pontos da legislação trabalhista, retirando direitos de diversas categorias.

Em relação aos bancários, a MP aumenta a jornada de 30 para 44 horas semanais, permite a abertura das agências aos sábados e autoriza a negociação da Participação dos Lucros e Resultados diretamente entre patrão e empregado, sem a intermediação dos sindicatos.

Desde a sua edição, o Comando Nacional tem se posicionado contra a medida que tem o claro objetivo de favorecer os bancos, enfraquecer os sindicatos e prejudicar os bancários.

Fonte: FEEB BA/SE

 

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO