Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

NEGOCIAÇÃO COM A FENABAN DEBATE TELETRABALHO

Ícone Calendário03/08/2020
NEGOCIAÇÃO COM A FENABAN DEBATE TELETRABALHO

 

 

Cerca de 230 mil bancários estão tralhando de casa por conta da pandemia de Covid-19. Uma vitória dos sindicatos, que defenderam o trabalho remoto para parte da categoria enquanto durar a crise sanitária, para diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.

Pela relevância, teletrabalho será o tema da primeira negociação virtual da campanha salarial entre o Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), das 11h às 13h desta terça-feira (04/08). Como tudo foi muito rápido, fatores como jornadas, remuneração, equipamentos e estruturas não foram discutidos e cada banco implementou regras próprias para o trabalho remoto, a exemplo do revezamento de funcionários ou afastamento de pessoas do grupo de risco.

Tudo deve ser regulamentado e cada ponto deve constar em uma cláusula específica na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). Se depender dos bancos, os empregados que estão em teletrabalho continuam sem controle da jornada e usando bens pessoais, como linha telefônica, internet ou computador próprio, enquanto as empresas economizam.

O movimento sindical não aceitará nenhuma retirada de direitos. Desde o início da pandemia, as entidades recebem denúncias de trabalhadores com adoecimento mental e físico, por conta de jornadas exaustivas, do controle e da cobrança de metas.

Dados da pesquisa nacional realizada com a categoria comprova. No total, 35,6% dos que estão em trabalho remoto ultrapassam a jornada, sendo que 26% não recebem hora extra e não participam do banco de horas. Além disso, 36% confirmaram ser mais difícil o cumprimento de metas.

Emprego

Nesta quinta-feira (06/08), às 14h, o assunto discutido será emprego. Os bancários vivem apreensivos, pois mesmo com lucro bilionário, os bancos fecham agências e demitem sem a menor cerimônia.

Fonte: SEEB/Ba

 

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO